Esperamos que este blog seja útil para ampliar seus conhecimentos

"A mente que se abre a uma nova ideia nunca voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein

terça-feira, 22 de junho de 2010

Como funciona uma bomba atômica ?


1. Depende. Existem dois tipos: a bomba atômica convencional igual a que destruiu as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, e a apocalíptica bomba de hidrogênio, até seis mil vezes mais poderosa do que a outra. Então vamos por partes. Na convencional, uma carga de dinamites faz com que átomos de urânio ou plutônio, relativamente fáceis de "quebrar" sejam rompidos, ou seja, ela funciona com a quebra do núcleo do átomo, essa é a bomba de fissão nuclear. Mas quebrar um núcleo atômico não é como quebra uma pedra. Com essa quebrar, o peso somado dos pedaços fica menor que o peso do átomo original e depois disso parte da matéria que o forma se transforma em energia pura.

2. Porém qualquer grão de matéria contém uma quantidade absurda de energia. Tanto que bastou um montinho de urânio do tamanho de uma bola de tênis para que produzisse uma explosão com uma força equivalente a 15 mil toneladas de dinamite (ou 15 quilo tons) e levantasse um cogumelo atômico de 8 km , destruindo a cidade de Hiroshima. Hoje a potência das bombas de fissão está na faixa de 500 quilo tons. Achou muito? Então você ainda não viu nada.

3. Em 1949 a União Soviética testou sua primeira bomba atômica. Os Estados Unidos então responderam com fogo, muito fogo: a bomba de hidrogênio. Ela funciona do jeito oposto ao da bomba de fissão, em vez de quebrar os átomos, ela os gruda uns aos outros originando assim uma fusão, ou seja, ela opera com a fusão nuclear. É um jeito eficiente de arrancar energia da matéria, tanto que esse é o método usado pelo próprio sol para gerar calor. Bom, para começar, somente para acionar essa bomba é necessário uma bomba de fissão. Ela serve para que a temperatura lá dentro da ogiva fique equivalente a do interior do sol ( uns 15 000 000 de graus Celcius ) .

4. O combustível da bomba é o mesmo do sol. Átomos parentes de hidrogênio (que têm um próton), embarcam na bomba impresso num cilindro de metal e quando submetidos a altíssima temperatura e pressão tendem a se juntar. Essa fusão forma um átomo de hélio e um neutro. Novamente o peso da matéria que sobra é menor que o peso dos átomos originais. E essa diferença vira energia, que dessa vez muito maior que a bomba de fissão. A primeira bomba de hidrogênio , de 1952 , tinha 20 mil quilo tons (ou 20 mega tons) e gerou um cogumelo de 41 km de altura. E isso não é tudo, as maiores bombas da história chegam a 100 mega tons.



Referencias bibliograficas :
   texto: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_453006.shtml
   imjen: sensoincomum.files.wordpress.com/2008/05/bomb
   vidio: http://www.youtube.com/watch?v=pDeNPLhn548 



6 comentários:

  1. Post até interessante, porém você deve atentar mais para a escrita. Existem inúmeras palavras que estão escritas de forma errada.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Até agora eu naum sabia como esse procedimento funcioinava que legal. Parecia muito cunfuso esse processo mas agora ficou claro

    ResponderExcluir
  3. É realmente, muito interessante como se deu o prosesso da bomba atômica, ótimo tema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. é realmente interessante pena que essa tecnologia acaba sendo utilizada de forma nada conveniente para fins políticos e grande número de mortes no passado.

    ResponderExcluir
  5. quando o negócio é bomba eu fico feliz boa adrestação

    ResponderExcluir